Economía

Ténis de Michael Jordan são leiloado por valor recorde de 615 mil dólares

Gill Ramirez
Kylie Jenner presume de su abdomen plano con sensual atuendo

São os ténis mais caros alguma vez leiloados na história: um par de Nike Air Jordan 1, usados pela estrela do basquetebol Michael Jordan, foram vendidos por 615 mil dólares (cerca de 520 mil euros) informou esta quinta-feira a casa de leilões Christie’s, de Nova Iorque.

Os ténis, que não alcançaram o preço estimado de 650.000 a 850.000 dólares, foram usados por Jordan a 25 de agosto de 1985 numa partida de exibição da Nike em Trieste, Itália, onde o astro da NBA afundou a bola com tanta força que partiu a tabela do cesto.

O ténis do pé esquerdo tem até um pedaço de vidro da tabela preso na sola.

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever “Foi um momento icónico da história do desporto”, declarou à AFP Caitlin Donovan, chefe de vendas da Christie’s de Nova Iorque, que organizou o leilão virtual em colaboração com a Stadium Goods.

Com este par de ténis de tamanho 13,5 (48,5 na Europa) e as cores do Chicago Bulls (branco, vermelho e preto), Jordan anotou 30 pontos na partida.

Desde então, lembrou Donovan, a Nike criou vários modelos inspirados neste par, “mas este é o original” e os dois sapatos têm a assinatura de Jordan.

Os ténis quebraram o recorde que pertencia a outro par de calçados Air Jordan 1 -o modelo mais emblemático de sua geração – fabricados para Jordan em 1985 e assinados pela lenda da NBA, que haviam sido vendidos a 17 de maio pela Sotheby’s por 560.000 dólares (cerca de 474 mil euros).

“Estamos emocionados pelo forte resultado e por sermos outra vez parte de um novo recorde no leilão de sapatos”, comemorou John McPheters, cofundador e diretor executivo da Stadium Goods.